O BI de Manuel Chang

O BI de Manuel Chang

Manuel Chang nasceu aos 22 dias do mes de Agosto de 1955 na província de Gaza, mas foi registado mais tarde em Maputo. Em 1981 entrou para a UEM onde

Manuel Chang nasceu aos 22 dias do mes de Agosto de 1955 na província de Gaza, mas foi registado mais tarde em Maputo. Em 1981 entrou para a UEM onde se licenciou em Economia em 1985. Mais tarde veio a fazer o mestrado em finanças pela Universidade de Londres, à distância, entre 1989 e 1992.
Foi director nacional do tesouro e foi durante a sua chancelaria naquele cargo que fundos do Estado foram emprestados a particulares, sobretudo à nomenclatura dominante. Uma das empresas que também se beneficiou desses fundos foi a Mavimbe da qual o antigo chefe de Estado, Armando Guebuza, esteve ligado ate que em 2008 saldou as dívidas devido ao embaraço que vinha tendo com a divulgação da Conta Geral do Estado. Chegou ao governo, primeiro como Vice-Ministro das Finanças durante o último mandato de Joaquim Chissano.
A sua ascensão ao cargo na decáda que esteve em frente do pelouro era vista em dois prismas: competência e agradecimento pelos créditos concedidos. Chang é viúvo, pai de três filhos. Professa a religião crista e fala português, CiShangane e inglês.



COMMENTS

WORDPRESS: 0
en_USEnglish
pt_PTPortuguese en_USEnglish